sábado, 7 de novembro de 2009

Engenharia Acústica

ACÚSTICA


A ACÚSTICA é a ciência que estuda a produção, transmissão e efeitos do som. É conhecida mundialmente como a ciência-arte, pois os conceitos físicos e os modelos matemáticos são tão complexos que ainda não se dispõe de recursos para predizer, com segurança, os meios de sua produção, transmissão e seus efeitos sobre as estruturas. Assim, nesse assunto, é a experimentação, a observação, o bom senso e a vivência diária que muitas vezes prevalece sobre a técnica. Cada caso deve ser analisado individualmente, com critérios bem definidos.

A acústica musical, que diz respeito a invenção e construção de instrumentos musicais, é considerada como arte pura. Evidentemente não estamos nos referindo a aparelhos eletrônicos, mas sim aqueles que são construídos para percussão, corda ou sopro. Antônio Stradivari (1644-1737), que ficou conhecido como "Stradivarius", fabricante de violinos italiano, o mais famoso de um grupo de notáveis artesãos de Cremona, introduziu constantes inovações nos seus instrumentos, ganhando celebridade mundial pela qualidade acústica que seus instrumentos apresentavam. Construiu mais de 1000 violinos, dos quais restam uns 400.

A Acústica Arquitetônica trata da construção de salas e edifícios de acordo com certos princípios acústicos que propiciam o controle da reverberação (efeito das múltiplas reflexões das ondas sonoras). Isto é particularmente importante em cinemas, estúdios e auditórios, onde todos devem ouvir o orador, ou executantes, claramente e sem ecos, de modo a permitir a intelegibilidade do assunto tratado. Quando a performance de um espetáculo se dá ao ar livre, pela utilização de conchas acústicas, a importância dos conhecimentos arquitetônicos devem ser dirigidos para a reflexão do som, de modo a atender ao objetivo esperado.

A Engenharia Acústica é aquela que particularmente interessa a todos os tipos de industria, pois trata da medição, avaliação, especificação e controle do som, para eliminar ou minimizar os efeitos nocivos do ruído a saúde dos animais (em particular do homem) e a estabilidade de estruturas. Trata também dos modelos dos sistemas sonoros e seus componentes, tais como microfones, fones de ouvido e alto-falantes, estruturas ressonantes e amortecedoras (silenciadoras), e interessa muito às comunicações.

O RUÍDO (sensação psicológica do som, considerado indesejável ou inadequado) é considerado nocivo à saúde; pois está comprovado que perturba o ritmo biológico normal do indivíduo. As pessoas expostas a certos tipos de ruído acabam adquirindo diversas anomalias, entre as quais: a perda auditiva, o stress, a impotência sexual, a irritabilidade, a perda do poder de concentração e da criatividade , levando as pessoas a cometer erros, com riscos potenciais de acidentes e prejuízos à produção.

A parte da física que estuda o som, denominada ACÚSTICA, vem se aprimorando em dois tópicos básicos: o ISOLAMENTO acústico e a ABSORÇÃO acústica. Embora para o leigo possam parecer a mesma coisa, há, tecnicamente, diferenças fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário